top of page
  • Writer's pictureRui Marques

Stefano Mancuso, um nome a reter/rever

Sei pouco sobre o mundo da botânica. Talvez também por isso me tenha surpreendido com a obra de Stefano Mancuso, sobre o que nos traz sobre a “sabedoria” das plantas e como são muito mais relevantes do que tantas vezes consideramos.


Mancuso é especialista em neurobiologia vegetal e professor na Universidade de Florença, onde dirige o Laboratório Internacional de Neurobiologia Vegetal. Tem tido uma profícua produção literária que importa conhecer, sendo considerado pela New Yorker, um “world changer” da década. O seu trabalho insere-se numa área do conhecimento que se tem desenvolvido desde o início da década de 90, na qual se procura compreender formas de comunicação e de inteligência das plantas.


Deixo-vos a referência de algumas das suas obras principais, o link para algumas das suas intervenções e uma entrevista sua à Visão.


A revolução das Plantas: Este livro foca a nossa atenção nas aprendizagens que poderemos fazer com o mundo vegetal, nomeadamente as suas características como o consumo de energia muito baixo, uma arquitetura modular, uma inteligência distribuída e a ausência de um centro de comando orgânico.


A planta do mundo: Este livro lembra-nos que “a terra é um mundo verde; é o planeta das plantas. As plantas constituem um sistema nevrálgico ou um mapa - uma «planta» sobre a qual se escreve o mundo humano. Este livro relata histórias de plantas que, entrelaçando-se com a história humana, se juntam para formar a grande narrativa da vida na Terra. Que papel tiveram as árvores na Revolução Francesa ou na Astronomia? Porque é que as árvores num bosque cooperam em vez de competir? Que relação têm as árvores com a música? Como é que a madeira foi usada para resolver alguns dos crimes mais famosos? Quais foram as primeiras plantas a viajar no espaço? Estas e outras perguntas são levantadas e respondidas através das histórias deste livro, que vai certamente transformar a forma como vê a paisagem ao seu redor.” (in Wook)


Para quem preferir um primeiro contacto com a descrição do autor sobre “A planta do mundo”, aqui fica a sugestão:



Tem também a oportunidade de escutar este Ted Talk, sobre “A raiz da inteligência das plantas”:



bottom of page