top of page
  • Writer's pictureRui Marques

2023, Ano Nacional dos Professores

Se é verdade que a educação é a arma mais poderosa do mundo, ser professor é a forma mais eficaz de construir um mundo melhor. Importa, por isso, tornar consciente o papel relevantíssimo dos professores e expressar isso com a nossa já conhecida Vitamina G (de Gratidão, claro!).


A Forum Estudante, em parceria com as Escolas Ubuntu e o IPAV, resolveu lançar um desafio para 2023: que seja o Ano Nacional dos Professores. Será uma iniciativa que procurará ativar a capacidade de iniciativa de Escolas, Associações de Pais, Autarquias, Organizações da sociedade civil, para que se unam a este desígnio e proponham atividades e iniciativas, num modelo descentralizado e participativo. Pode encontrar neste site toda a informação e aqui inscrever as iniciativas que a sua instituição quiser organizar para se juntar a esta dinâmica de reconhecimento dos professores.



Sobre esta iniciativa, Filinto Lima, Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos e presidente da Associação de Diretores de AE do Ensino Público, deixou o seu testemunho no seu artigo para a TSF.


São muitos os elementos de inspiração que poderemos convocar sobre a diferença que um/a professor/a pode fazer na vida de alguém. Mas nada como ouvir jovens alunos falando dos seus professores.



Já em português, esta recriação do tema “Aquarela”, de Toquinho, por alunos e professores, deixa-nos com um sorriso nos lábios.



Ainda com a música por pano de fundo regresso a um filme que nos mostra a maravilha da relação pedagógica que muda vidas. “Os coristas”, com toda a sua intensidade emocional e beleza estética mostra-nos como um professor pode mudar vidas, ainda que no meio de adversidades e incompreensões. Como tantas vezes acontece, o professor de música, Matthieu, protagonista inspirador desta história, ainda que pareça ser derrotado no curto prazo, deixa uma marca indelével nos seus alunos, mudando vidas, fazendo que alguns vão muito longe e que todos acreditem mais em si próprios, valorizando os talentos e dons que têm.



Ao longo das minhas cartas de 2023 irei trazendo todos os meses peças de inspiração para todos nós, quer enquanto beneficiários do trabalho dos professores que nos marcaram, quer também enquanto (alguns de nós) professores que deixam a sua impressão digital na vida de tantos.

bottom of page