top of page
  • Writer's pictureRui Marques

30 anos depois…

Editorial da edição do 30º aniversário da Forum Estudante





Muitas histórias começam com um “Naquele tempo…”. Sim, naquele tempo, em 1991, quando esta aventura da Forum Estudante começou, o entusiasmo e a vontade de inovar eram enormes. Tratava-se de criar a primeira revista para estudantes em Portugal, num formato que pudesse corresponder às suas expetativas. Mas queríamos, mais do que uma revista, uma forma de intervenção social. Tínhamos o desejo de lutar por um mundo melhor. E, passo a passo, fomo-lo fazendo. Trinta anos depois, aqui estamos com o mesmo entusiasmo e a sempre a (re)criar.


Ao longo destas décadas vimos muita coisa acontecer. Vimos nascer a internet, com tudo o que hoje oferece, acolhemos os primeiros telemóveis e assistimos à generalização do uso dos computadores pessoais. Entusiasmámo-nos com as mudanças na União Europeia, que hoje nos permitem viajar sem fronteiras, ter uma moeda única ou poder beneficiar dessa experiência tão valiosa que é o Erasmus. Angustiámo-nos com os novos desafios das alterações climáticas, do terrorismo internacional, das novas pandemias como o Covid.

Em todas as estações aqui estivemos. Fizesse sol ou fizesse chuva. O último ciclo, com o impacto dos confinamentos do Covid, foi muito exigente mas, uma vez mais, sobrevivemos. Isso deveu-se, em primeiro lugar, aos profissionais que foram construindo este projeto. Foram centenas as pessoas que deixaram aqui a sua marca, com dedicação e profissionalismo, aos quais queremos, sempre e uma vez mais, agradecer. Mas há uma palavra especial para a equipa que, hoje em dia, torna possível este projeto. O vosso exemplo de persistência e de compromisso gera uma energia que tornará possível os próximos trinta anos, pelo menos.


Entre os que construíram este projeto destaco como símbolo de tudo o que a Forum Estudante sempre quis ser, o Eng. Roberto Carneiro, o nosso presidente durante grande parte destas três décadas. A homenagem que lhe é devida nesta efeméride não cabe em simples palavras de gratidão, mas não as dispensa. Aqui ficam registadas nesta edição especial dos 30 anos.


Também quero ter presente os nossos parceiros, desde logo as instituições de ensino superior. Com elas temos feito caminho ao serviço dos estudantes. A elas somam-se tantas outras instituições que connosco desenvolvem projetos de cidadania e de capacitação dos jovens. A todas, o nosso muito obrigado.


Finalmente, quero deixar aos nossos leitores a certeza que é por cada um de vós que aqui continuamos. A dar o nosso melhor. A ir ao vosso encontro. A fazer a Forum Estudante.

Comments


bottom of page