top of page
  • Writer's pictureRui Marques

A dificuldade de escolher

Como muitos de nós, acedo a uma miríade de informação. Seja através da Internet, seja através das múltiplas plataformas de streaming de vídeo ou de áudio. E quanto mais tenho para escolher, mais difícil se torna e mais tempo desperdiço num zapping inconsequente.



Creio que vale a pena questionar a nossa (para alguns) sociedade da abundância e em que medida isso nos traz mais satisfação verdadeira.


Um artigo interessante de Iyengar & Lepper, “When choice is demotivating: can one desire too much of a good thing?” fala-nos do “paradoxo da escolha” em que quanto mais opções um consumidor tem para escolher, mais baixa a sua propensão para comprar, conceito que já havia sido desenvolvido no livro “The paradox of choice: why more is less”, de Barry Schwartz, cujas ideias base pode conhecer através desta sua conferência:


Ou se preferir uma apresentação mais gráfica, pode escolher este vídeo:


Esta imagem ajuda-nos também a perceber melhor este fenómeno em que creio ser óbvio que esta é mais uma razão para nos repensarmos, em termos de estilos de vida e de ambição de tudo ter, e uma boa notícia para a causa da sustentabilidade. Daqui decorrem impactos não só para cada um de nós, mas também para partilhar com os mais novos, nomeadamente nos nossos ecossistemas educativos.

bottom of page