top of page
  • Writer's pictureRui Marques

Ainda a ecoar o Ubuntu Fest Tomar


Já passaram algumas semanas, mas continua a ter eco o sucesso do Ubuntu Fest que realizámos em Tomar, nos dias 16 e 17 de julho. A mensagem de João Costa, Ministro da Educação e de Pedro Cunha, Diretor das Academias Gulbenkian do Conhecimento trazem-nos responsabilidades acrescidas.


O atual Ministro da Educação conhece, desde há muito, o projeto Academias de Líderes Ubuntu - ALU. Por isso, quando comenta o trabalho da ALU, sabe do que fala. O apoio e acolhimento do Ministério da Educação a este projeto tem sido essencial e a sua inserção no âmbito da recuperação da aprendizagens pós-covid, com forte adesão das Escolas, mostra bem a importância que têm a dimensão do sentido e propósito de vida, por um lado e a das competências socioemocionais por outro, para um verdadeiro sucesso integral no processo educativo.



Por outro lado, o reconhecimento da metodologia Ubuntu pelas Academias Gulbenkian do Conhecimento - AGC representa um outro passo muito importante. Sendo a iniciativa nacional mais importante sobre educação socioemocional, as AGC representaram um passo gigantesco neste domínio. Pedro Cunha, Diretor deste Programa da Fundação Calouste Gulbenkian.



Comments


bottom of page