top of page
  • Writer's pictureRui Marques

Educação 4.0: sabe o que é ?

Cada vez é mais claro que o que importará para o futuro próximo em termos de competências, atitudes, valores e conhecimentos é muito diferente do passado recente. Isso constitui uma enorme responsabilidade para a Educação.


Em Janeiro deste ano, o World Economic Forum publicou um importante relatório, de leitura essencial para quem trabalha em Educação ou, ainda mais importante, para quem tem responsabilidades educativas.


Este relatório procura atualizar o conhecimento sobre o conjunto de competências mais relevantes para o desenvolvimento pessoal, bem como para o potencial de empregabilidade. Acrescenta, no entanto, com igual destaque, um conjunto de atitude e valores também decisivos, e termina com o destaque à dimensão do conhecimento e da informação. Esta estruturação, com este detalhe e proporcionalidade entre dimensões, vinda de uma estrutura (WEF) que se foca particularmente na economia (embora com uma leitura muito abrangente) é muito significativa. Não se trata, como alguns dirão, de “eduquês” ou do “politicamente correto”, mas de uma visão hiperpragmática do que contará cada vez mais.


(in Defining Education 4.0: A Taxonomy for the Future of Learning)

Nas conclusões do relatório sublinha-se, em relação aos Educadores, as seguintes conclusões:


  1. Sendo os professores os principais motores de aprendizagem, estes cumprem um papel fundamental na promoção e desenvolvimento da educação. A Taxonomia da Educação pode permitir que os professores alinhem mais as suas práticas com as expectativas futuras no local de trabalho para os seus estudantes.

  2. Ações específicas podem incluir:

  • A adaptação das práticas de ensino e aprendizagem, concentrando-se na promoção das competências educativas e explicando aos alunos e pais que estas competências serão fundamentais para a empregabilidade futura.

  • Adaptar os mecanismos de avaliação para que se concentre no acompanhamento do desenvolvimento destas competências.

  • Proporcionar oportunidades para que os estudantes observem como as competências da Educação são utilizadas no local de trabalho.


Importa ainda sublinhar que nesta dinâmica da chamada “Educação 4.0”, pretende “reimaginar a educação como uma experiência inclusiva, que decorre ao longo da vida, e que é da responsabilidade do sujeito “aprendente”, com os professores e mentores a agirem como facilitadores e conectores”.


Nesta dinâmica, surgem com grande destaque três dimensões: A capacidade de resolver problemas; a colaboração e a adaptabilidade.

(in Education 4.0: Here are 3 skills that students will need for the jobs of the future)

bottom of page