top of page
  • Writer's pictureRui Marques

O Ubuntu vai cruzando fronteiras

Através de várias alianças temos ido mais longe na disseminação e partilha do projeto Ubuntu com outros países. O que está a acontecer com a colaboração com a África do Sul , com o projeto One Million Ubuntu Leaders é um exemplo disso mesmo. Também o que resulta da cooperação com a OEI - Organização dos Estados Iberoamericanos para o mundo latino-americano tem sido um espaço de crescimento. E assim vamos construindo pontes


Este mês tive a oportunidade de participar num momento muito especial na África do Sul. Viajei até Pretória, capital do país, para participar no lançamento oficial da iniciativa One million Ubuntu Leaders no Department of Basic Education (o correspondente ao nosso Ministério da Educação). Numa iniciativa conjunta entre várias organizações ligadas à educação, entre as quais se incluem a UNICEF, a MIET e o NECT, e depois dos primeiros pilotos realizados em várias escolas, é agora a vez de lançar com grande ambição um programa em larga escala.


Tendo recebido da África do Sul este presente chamado Ubuntu torna-se muito especial que possamos agora partilhar a nossa metodologia das Academias de Líderes Ubuntu com este grande país.




A Radio Exterior de Espanha, em parceria com a OEI, dedicou um programa ao projeto Escolas Ubuntu, procurando dar a conhecer esta abordagem para o desenvolvimento de competências socioemocionais, através da ética do cuidado, da construção de pontes e da liderança servidora.


Nesta mesma linha de desenvolvimento na América Latina, neste próximo mês de Maio teremos a alegria de lançar a Academia de Líderes Ubuntu quer no México, quer na República Dominicana, fazendo formação de formadores e aplicando as primeiras semanas Ubuntu nesses países.


bottom of page