top of page
  • Writer's pictureRui Marques

Sempre a Vitamina G...


O Ubuntu Fest de Tomar foi um tempo extraordinário. Sempre que esta comunidade se junta acontecem coisas extraordinárias. Em pleno contexto da Vitamina G, movimento que lançámos no final deste ano letivo, não podia deixar de falar da Homenagem a Roberto Carneiro, como Ubuntu Honoris Causa.


Se há por excelência um momento Ubuntu nas nossas vidas é aquele em que trazemos a força da Vitamina G. G de Gratidão, Gratidão que nos torna verdadeiramente humanos. Gratidão que nos permite olhar tudo o que de extraordinário a vida nos dá.


A nossa história está cheia de gestos de solidariedade recebidos e partilhados, que nos ajudaram a crescer, a definir caminhos e a alcançar outros patamares. Sem o contributo de tantos teria sido impossível chegar aqui.


Regressemos ao início.


No princípio, este projeto não envolvia mais do que duas dezenas de participantes, ao longo do ano de atividades. Estávamos no já longínquo ano de 2011. A Fundação Gulbenkian, convidara-nos para lançarmos um projeto que mobilizasse jovens descendentes de imigrantes da área metropolitana de Lisboa e recuperámos então o conceito Ubuntu, um dia aprendido de John Volmink, desde então nosso inspirador-mor.


É nesse momento fundacional que Roberto Carneiro se torna também referência para a Academia de Lideres Ubuntu em, pelo menos, três dimensões:



Roberto Carneiro é, desde logo, uma fonte de inspiração num tema central da metodologia Ubuntu: a Liderança Servidora. Tive o privilégio de o ter como mestre na ação, mostrando e ensinando o que pode significar… liderar, servindo. Estruturando toda a sua ação a partir de uma forte base teórica – foi com ele que aprendemos todo o modelo teórico da liderança servidora - foi cruzando em várias geografias e instituições essa capacidade de liderar. Com Roberto Carneiro aprendemos a liderar melhor e enquanto modelo de referência foi-nos muito útil para desenhar tudo que a Academia representa enquanto proposta para jovens líderes.


  • Uma segunda dimensão, pela qual a Academia Ubuntu lhe é devedora, é sem dúvida o ter mobilizado a Universidade Católica, através do Centro de Estudos sobre Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, para apoiar a realização da Academia Ubuntu, desde a primeira hora. Com efeito, foi nas instalações dessa Universidade que se realizaram os primeiros seminários. Ainda que sendo uma atividade de educação não-formal, obviamente não conferente de grau académico, foi do maior significado e simbolismo para os participantes ter acontecido numa instituição de ensino superior. Por outro lado, ligar a Universidade, na sua dimensão de responsabilidade social, ao programa Ubuntu foi da maior importância, credibilizando este projeto e dando-lhe uma outra ambição.


  • Finalmente, Roberto Carneiro foi essencial na história da Academia Ubuntu, enquanto educador e pedagogo. Quase tudo o que sabemos sobre Educação foi consigo que aprendemos. A sua dimensão humanista, que acredita que dentro de cada um há um tesouro a descobrir e que o processo educativo visa um aprender a conhecer, um aprender a ser, um aprender a fazer e um aprender a viver juntos sempre nos inspirou. O seu conhecimento profundo e gerador de sentido e de propósito, no campo da Educação beneficiou o País e beneficiou-nos a nós. Pode dizer-se, com toda a justiça, que há muito de Roberto Carneiro nos fundamentos da metodologia Ubuntu. O que com ele aprendemos, verteu-se em cada passo desta metodologia.



Assim, para homenagear Roberto Carneiro escolhemos este momento da Ubuntu Fest 2022, em que se reúnem tantos membros da comunidade Ubuntu, nesta cidade tão especial, em que toda a história templária, nos remete para tempos de coragem e sabedoria, de mística e de sonho, de ousadia e de carácter, de visão e de capacidade. Todas, virtudes que Roberto Carneiro possui em abundância.


Consigo, inauguramos esta expressão de gratidão e reconhecimento: Ubuntu Honoris Causa.


Queremos ser explicitamente gratos por tudo o que aprendemos com este gigante, aos outros do qual, na nossa pequena dimensão, nos elevamos e vimos mais longe.


Queremos expressamente ligar este gesto à honra que nos proporcionou no caminho que tem vindo a trilhar connosco.



Obrigado, Mestre!






bottom of page