top of page
  • Writer's pictureRui Marques

Traços de sabedoria de John Volmink

Regressamos regularmente à sabedoria de John Volmink, presidente da Ubuntu Global Network, para nos inspirar. E inspira sempre tanto! Desta vez, recuperamos a sua mensagem aos coordenadores da Academia de Líderes Ubuntu de vários países e continentes.




Procurando coordenar todas as ações internacionais da Academia de Líderes Ubuntu, mobilizaram-se os que têm responsabilidade de animar os vários núcleos espalhados pelo mundo. Partilhamos aqui Prof. Volmink, na sua intervenção inicial sobre o sentido de uma liderança Ubuntu. Em oito pontos, relembra-nos alguns princípios muito úteis para todos nós.


1. O conflito nem sempre é entre o certo e o errado, por vezes é entre o certo e o certo, e é aqui que se torna mais difícil tomar decisões; Misericórdia vs. Justiça, Compaixão vs. Disciplina, bem público vs. Objetivos pessoais... etc.


2. A liderança não se trata de controlo, mas sim de servir as necessidades do bem público.


3. Os líderes medíocres não ouvem porque não estão interessados nas pessoas, estão centrados apenas em si próprios.


4. Aprenda novas formas de alcançar, de escutar e diferenciar sucesso e significado. Sucesso é o que se faz por si próprio; Significado é o que resulta do nosso serviço aos outros.


5. Os líderes bem-sucedidos preferem, se necessário, um fracasso honesto do que um sucesso corrupto.


6. Estender sempre pontes, entre culturas, religiões, géneros... permitir a ligação e reunir pessoas que estão desligadas umas das outras.


7. Construir confiança através de uma comunicação aberta e honesta, é fundamental para as sociedades. Esta é uma competência que precisa de ser desenvolvida.


8. Todos têm uma história. Não julguem os outros antes de ouvirem a sua narrativa, de onde vêm as suas opiniões e pontos de vista e priorizem a forma de trabalhar em conjunto, em vez de criar opiniões artificiais.

bottom of page