top of page
  • Writer's pictureRui Marques

Vozes de quem caminha

Vozes de quem caminha” é um dos resultados de um programa de storytelling e empoderamento, desenvolvido junto de seis pessoas migrantes e refugiadas que resulta num toolkit com as suas histórias de vida.


Projeto desenvolvido com a liderança da MEERU, uma associação que tem como missão “promover o Diálogo e a Proximidade como caminho para o desenvolvimento de Comunidades” e que acredita “numa visão integrada do desenvolvimento humano e social sustentável, sendo a Pessoa e a sua inerente, inviolável e inalienável dignidade o centro de todas as motivações, decisões e ações.”


Vale a pena conhecer com atenção o projeto da MEERU pois representa um exemplo de inovação social, plena de sentido e de potencial de transformação social. Cada história tem como objetivo ser o ponto de partida para reflexões profundas e conversas significativas sobre a sua mensagem. Basta carregar aqui e pode obter o livro na sua versão digital.


As histórias foram escritas por Margarida David Cardoso, as ilustrações são de Marta Marques e a composição gráfica de Catarina Soares Barbosa.


Partilho um excerto da história de Ghufran Shlash:

”Sei que temos que continuar a tentar, tentar, tentar, fazer, fazer, fazer. Andar sempre para a frente. Há marcas do meu passado que não consigo deixar de trazer comigo, mas não quero ficar presa nelas. O medo tem que ficar no passado. Já recomecei a minha vida quatro, cinco vezes e não sei que mais voltas ela dará. Não faz mal, venha a próxima. Em breve, eu e o Zacharia queremos comprar uma casa, perto do resto da minha família, em Braga. E se conseguir cidadania portuguesa e melhorar o meu português, vou tentar entrar na universidade — seja aos 30 anos, seja com que idade for. A minha vida ainda tem muitas possibilidades.”

Isto é… fazer amanhecer. 😊



bottom of page