top of page
  • Writer's pictureRui Marques

Da síndrome Desespero Climático para a Eco-esperança


Uma das figuras que me marcou mais nos últimos tempos tem (só!) 12 anos, mas carrega consigo uma sabedoria muito especial. Francisco Vera é colombiano e esteve connosco no Ubuntu Fest. Na sua infância prodigiosa mostra-se um ativista climático verdadeiramente inspirador e capaz de defender uma eco-esperança.


Ninguém, com o mínimo de honestidade intelectual, pode negar os enormes desafios climáticos e ambientais que vivemos. Os impactos destes últimos meses, levam-nos a redobrar a preocupação e a sentir uma ansiedade crescente. As vozes que se levantam no alerta climático, não raras vezes, estão marcadas pelo discurso do apocalipse e por uma revolta contra o mundo.


Começa-se a registar o fenómeno do “desespero climático que resulta da convicção que as mudanças em curso são imparáveis e que isso nos levará à extinção. Uma das vozes que tem protagonizado este discurso é David Wallace-Wells , nomeadamente com o seu livro A Terra inabitável que nos remete para uma visão sombria de fim dos tempos.


Será que há uma alternativa à eco-ansiedade?


Sim, há. Essa foi a frescura da intervenção de Francisco Vera, em Tomar. Não negando a gravidade do diagnóstico, abre-nos um olhar para que saibamos protagonizar uma “eco-esperança”, que mobiliza ações de todos os sectores, desde todas as áreas do conhecimento, passando pela educação e pela política. Para ele, é tempo de agir, mais do que de desesperar.




bottom of page